Notícias

Informativo nº32

Publicado em: 01/07/2022

O Observatório BR-319 se propõe a desenvolver, reunir e disseminar informações e pesquisas feitas na área de influência da BR-319 para qualificar o debate, reconhecendo a importância do protagonismo das comunidades tradicionais, povos indígenas, produtores familiares e instituições na construção e fortalecimento da governança na região.

Esta edição é dedicada ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista Dom Philips, que assim como este observatório, reconheciam e defendiam o protagonismo dos povos da floresta para a conservação e desenvolvimento da Amazônia. Eles foram mortos não por balas, mas pela negligência do Estado que consome todo tipo de vida na região desde sempre. Mas, o que os interessados em silenciar pessoas como eles, Chico Mendes, Dorothy Stang e Zé Cláudio e Maria, esquecem é que ideais não morrem e, quando tombam no solo da Amazônia, germinam, dando origem a centenas de outros Brunos e Doms, que fortalecem a resistência a luta dos povos da floresta.

Por falar nisso, o Destaque do Mês fala justamente sobre resistência e o exemplo que vem do rio Manicoré. A Central das Associações Agroextrativistas do Rio Manicoré (Caarim) iniciou a instalação das placas de sinalização que demarcam o território. Além disso, está executando uma série de ações para a implantação do plano de gestão da área. A Caarim recebeu um reforço importante pelo Greenpeace Brasil, que levou uma expedição de cerca de um mês ao local para dar visibilidade à luta das comunidades. Você fica sabendo um pouco mais sobre essa ação na seção Ciência, no artigo da pesquisadora Fernanda Werneck, que gentilmente escreveu sobre a experiência para este informativo.

No Interior em Foco, damos mais detalhes sobre a reunião realizada na Terra Indígena Nove de Janeiro, para a qual o OBR-319 foi convidado, a respeito dos impactos da BR-319 nos territórios e outras preocupações, como invasões e a construção da Usina Hidrelétrica Tabajara. O evento é importante, porque marca a retomada do diálogo presencial entre as organizações de base indígenas da área de influência da rodovia. Na seção Diálogos, falamos sobre a apresentação da nota técnica sobre a expansão de ramais, um dos problemas mais graves enfrentados pelos indígenas ao sul da BR-319.

Nos monitoramentos, as notícias são tristes: em abril, a Amazônia Legal, o Amazonas, Rondônia e os municípios da BR-319 bateram recorde de desmatamento para o mês, dos últimos 13 anos. No mesmo período, o estado de Rondônia apresentou aumento de 50% nos focos de calor. Mês após mês temos alertado sobre a gravidade desta situação. Por fim, não deixe de ler as últimas notícias sobre acontecimentos importantes no Minuto BR.

Boa leitura!

Gostou? Compartilhe!

Veja também