Notícias

Informativo nº31

Publicado em: 31/05/2022

Baixe a edição completa aqui

Editorial

O Observatório BR-319 se propõe a desenvolver, reunir e disseminar informações e pesquisas feitas na área de influência da BR-319 para qualificar o debate, reconhecendo a importância do protagonismo das comunidades tradicionais, povos indígenas, produtores familiares e instituições na construção e fortalecimento da governança na região.

As notícias que da área de influência da rodovia não são animadoras. Tapauá registrou recorde histórico de desmatamento e, o que é mais triste, dentro de uma Área Protegida, da Floresta Estadual (FES) Tapauá. A situação é emblemática e mostra como a proteção destas áreas está negligenciada, a começar pela ausência de um gestor na FES Tapauá, o que já foi tema de matéria neste informativo. Infelizmente, uma das consequências da situação é a ameaça à segurança dos moradores do local e a falta de governança no território.

Ainda sobre governança, recomendo fortemente que, após a leitura da seção Diálogos da BR-319, quem puder, assista à reunião promovida pela Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI). A fala da coordenadora de licenciamento ambiental da Fundação Nacional do Índio (Funai), Carla Fonseca de Aquino Costa, deixa claro que o órgão indigenista não está disposto a cumprir tratados dos quais o Brasil é signatário e que asseguram os direitos indígenas. Assistam até o final, para ouvirem, também, o procurador Fernando Merloto Soave.

Também não deixem de ler sobre o Projeto de Lei Nº224/2022, do deputado estadual do Amazonas, Fausto Júnior (União Brasil), que propõe flexibilizar o licenciamento ambiental de obras da BR-319, liberando algumas atividades desta exigência. A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), é o reflexo dos anseios e da vontade do povo amazonense, logo, temos que acompanhar as propostas que tramitam na casa e participar das decisões.

No Interior em Foco, falamos sobre desempenho de vendas de produtos da floresta produzidos por associações comunitárias do Amazonas, uma delas em Lábrea, justamente a responsável por mais de 60% das vendas. Com disposição e condições adequadas, tudo é possível.

Para finalizar, esta é a última edição na qual publicaremos o monitoramento de covid-19. Com o avanço da vacinação e a redução no número de mortes, avaliamos que não há mais necessidade dos dados no informativo. Mas, como a pandemia ainda não acabou, sempre que necessário, abordaremos o assunto em outras seções.

Boa leitura!

Gostou? Compartilhe!

Veja também