Notícias

Coletivo de doceiras do Careiro Castanho participa de feira de Páscoa em São Paulo

Doce do Tapiri levou à maior cidade do Brasil delícias produzidas por mulheres de comunidades tradicionais do município

Publicado em: 04/05/2022

Mulheres do coletivo Doce do Tapiri na Feira em São Paulo. Foto: Divulgação/Casa do Rio

Nos dias 26 e 27 de março, as mulheres do Coletivo Doce do Tapiri, representaram a Região Norte na Fiera dei Dolci, em São Paulo (SP). O evento é uma feira de Páscoa, promovida pelo centro gastronômico italiano Eataly, que levou à cidade produtores de doces artesanais de todo o Brasil, enaltecendo a diversidade da gastronomia brasileira. O coletivo amazonense proporcionou ao público provar os deliciosos sabores das comunidades tradicionais do Careiro Castanho, especialmente em compotas e geleias de frutas da Amazônia, biscoitos e a famosa castanhada, uma cocada à base de castanhada- amazônia, que fez sucesso com o público geral.

“As receitas destas guloseimas passam de geração para geração entre as famílias de comunidades tradicionais do Careiro Castanho”, conta Heidy Anny Nogueira, técnica de projetos voltados para mulheres e mobilização social da Casa do Rio. “E espaços como esse são importantes vitrines para o trabalho de mulheres amazônicas, que são empreendedoras e guardiãs dos segredos da gastronomia das suas comunidades. A participação em eventos como este, também é um reconhecimento pelo trabalho delas”, acrescenta. “Hoje, este coletivo é uma das iniciativas lideradas por mulheres apoiadas pela Casa do Rio. Elas recebem apoio desde a concepção da ideia até o produto final, com a possibilidade de imersões e intercâmbios entre iniciativas semelhantes para profissionalização”, concluiu Heidy.

O projeto Doce do Tapiri faz parte de uma das ações do LabCozinha, iniciativa da Casa do Rio que tem resgatado e potencializado a culinária amazônica, sempre com produtos da sociobiodiversidade e sob a condução de mulheres das comunidades do município de Careiro. Desde 2014, a organização fomenta o empreendedorismo feminino, atuando na formação de mulheres das comunidades do entorno da rodovia BR-319. São focos a produção de: artesanato, alimentos agroecológicos e produtos como doces, geleias e polpas, cosméticos e fitoterápicos da floresta e dos quintais amazônicos.

Colaborou Luciano Lima, coordenador de comunicação da Casa do Rio.

Gostou? Compartilhe!

Veja também