Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na área de influência da BR-319 – Maio de 2022

Em maio, as quatro regiões analisadas pelo Observatório BR-319 (OBR-319) – Amazônia Legal, Amazonas, Rondônia e municípios da BR-319 – bateram recorde de focos de calor para o mês, considerando a série histórica que se inicia em 2010. Os aumentos em relação a maio de 2021 foram de 68%, 80%, 49% e 60%, respectivamente.

Novos recordes para os municípios do sul

Quatro municípios localizados ao sul da BR-319 bateram recorde de focos de calor em maio: Manicoré, que apresentou o maior número de focos do mês, seguido por Porto Velho, Canutama e Lábrea. Por outro lado, não foram detectados focos de calor em cinco municípios, com destaque para Manaus, que segue sem registros de focos de calor para o mês de maio, desde 2010.

Recordes também em Áreas Protegidas

Três Unidades de Conservação (UC) apresentaram focos de calor em maio. O ranking foi liderado pelo Parna dos Campos Amazônicos, com 11 focos (recorde da série histórica para maio), e seguido pela Fers do Rio Madeira (B), com dois focos, e pelo Parna Mapinguari, com um foco. Essa foi a primeira detecção para o mês de maio nas duas últimas UCs listadas acima.

Já em relação as Terras Indígenas (TIs) da região da BR-319, duas apresentaram focos de calor. A TI Tenharim/Marmelos apresentou recorde para o mês de maio, com 29 focos de calor, e na Murutinga/Tracajá foi detectado um foco.

Gostou? Compartilhe!