Monitoramentos

Focos de Calor

Monitoramento de focos de calor na área de influência da BR-319 – Junho 2022

Em junho, a Amazônia Legal, o Amazonas e os municípios da BR-319 apresentaram aumento no número de focos de calor em comparação a junho de 2021, de 6%, 6% e 9%, respectivamente. Rondônia, por sua vez, apresentou queda de 17% nesse período.

Municípios sob influência da rodovia BR-319

O ranking de focos de calor de junho para os 13 municípios monitorados foi liderado por Porto Velho, com 22 focos de calor. Nesse mês, seis municípios apresentaram aumento no número de focos em comparação ao ano anterior, enquanto cinco apresentaram queda. Além disso, não foram detectados focos de calor em quatro municípios.

Áreas Protegidas

Seis Unidades de Conservação (UCs) apresentaram focos de calor em junho, entre as 42 UCs monitoradas. Foram elas: Parna Mapinguari (recorde para o mês de junho desde 2010, com 10 focos), Flona do Aripuanã (1ª detecção para junho desde 2010, com 2 focos), Parna dos Campos Amazônicos (2 focos), Fers do Rio Madeira (B) (2 focos), Flona de Balata-Tufari (1 foco) e Resex Jaci-Paraná (1 foco).

Em relação as Terras Indígenas (TIs), entre as 69 monitoradas, foram detectados focos de calor nas TIs Tenharim Marmelos (8 focos) e Kaxarari (1 foco).

Gostou? Compartilhe!