Monitoramentos

Desmatamento

Monitoramento de desmatamento na região de influência da BR-319 – Dezembro de 2018

No mês de dezembro de 2018, foram desmatados 24.576 hectares na Amazônia Legal. Segundo notícia veiculada pelo O Eco, o desmatamento cresceu 34% em comparação com dezembro de 2017, que teve 18.400 ha desmatados. Pará e Mato Grosso foram os estados que mais contribuíram com a perda florestal registrada nesse período, com 48% e 35% respectivamente, seguidos por Rondônia (7%) e Amazonas (5%). Roraima contribuiu com 3% e Acre e Amapá com apenas 1%.

Rondônia apresentou, em dezembro, 1.766 hectares desmatados, enquanto o Amazonas apresentou 1.272 ha. O desmatamento nos 13 municípios da BR-319 quase se equiparou ao desmatamento de todo estado do Amazonas, com 1.209 ha, e representou 40% do que foi desmatado no Amazonas e Rondônia juntos. Manaquiri foi o município que mais desmatou em dezembro, dentre os 13 municípios sob influência da BR-319 (640 ha), seguido por Porto Velho (418 ha). A diferença entre esses dois municípios e Autazes, que foi o terceiro município que mais desmatou, com 62 hectares, foi considerável. Beruri, Careiro, Humaitá, Lábrea, Manicoré e Tapauá não apresentaram desmatamento em dezembro.

Áreas Protegidas nos municípios sob influência da BR-319

Duas das 44 Unidades de Conservação analisadas nesse monitoramento apresentaram desmatamento em dezembro: FE do Rio Madeira “B” (11 ha), em Porto Velho, e APA da Margem Esquerda do Rio Negro – Setor Tarumã-Açu/ Tarumã Mirim (5 ha), em Manaus.

Em relação às 69 Terras Indígenas (TIs) analisadas, apenas a TI Jauary, em Autazes, apresentou desmatamento em dezembro, com 12 hectares desmatados.

As informações de desmatamento foram adquiridas do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que utiliza imagens SAR da missão Sentinel-1. No mapa, estão representadas em pontos as localizações das áreas em que houve desmatamento (https:// imazongeo.org.br/#/).

Gostou? Compartilhe!