História

A reflexão sobre a complexidade que envolve a BR-319 e a heterogeneidade dos atores envolvidos nas decisões geram diversas interpretações. Alguns discursos sobre a rodovia, sistematicamente, superestimam os benefícios das obras e subestimam os impactos. Visando aprofundar este debate, em julho de 2017, diversas organizações que atuam na Amazônia se reuniram e alinharam seus posicionamentos em relação à recuperação e à reconstrução da BR-319. Em consenso, definiram que medidas prévias, mínimas, devem ser implementadas para garantir o ordenamento territorial e a gestão ambiental na região. A partir deste entendimento criou-se o Observatório BR-319.

As organizações fundadoras do OBR-319 foram: Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Fundação Vitória Amazônica (FVA), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB), WCS-Brasil e WWF-Brasil.      

Em 2018, a primeira versão do site do OBR-319 foi lançada com apoio da Fundação Gordon & Betty Moore. Já em 2021, devido à necessidade de adequação a novas tecnologias, ao volume de informações acumuladas e à ampliação do acervo da rede, uma segunda versão, mais moderna e mais robusta, foi criada. Este site é um espaço importante para a divulgação de informações sobre a rodovia BR-319 e um repositório de dados e pesquisas a respeito da região.